Orar a partir da liturgia do Natal

A solenidade do Natal é uma das mais significativas do ano litúrgico, ultrapassada em importância somente pela celebração anual da Páscoa. A liturgia da Igreja nos oferece um verdadeiro caminho espiritual ao celebramos o mistério do nascimento de Cristo. Consideremos o santo dia do Natal e as comemorações da sua oitava:

  • Solenidade do Natal: os dias 24 e 25 de dezembro estão enriquecidos com quatro formulários de Missas, escolhidos conforme o momento em que se celebra: a Missa da Vigília (tarde do dia 24), Missa da Noite, Missa da Aurora (amanhecer do dia 25), Missa do Dia (o restante do dia 25). Em todas as Missas natalinas se destaca o tema da entrada de Cristo em nossa história como nosso Salvador. Por isso os Evangelhos foram cuidadosamente escolhidos: genealogia de Jesus segundo Mateus: Mt 1, 1-25 (Missa da Vigília), narrativa do nascimento: Lc 2,1-14 (Missa da Noite), o anúncio aos pastores: Lc 2,15-20 (Missa da Aurora), o Verbo que se fez carne: Jo 1, 1-18 (Missa do Dia). Lamentavelmente, a submissão servil à praticidade dos folhetos litúrgicos tornou desconhecidas as Missas da Vigília e da Aurora.
  • Festa da Sagrada Família: a inserção de Cristo na história se deu mediante uma família, a família de Nazaré. A Sagrada Família nos remete ao cotidiano como lugar do encontro com Deus. E isso é surpreendente para muitas pessoas que acham que esse encontro está reservado a uma espécie de elite espiritual e somente se dá em épocas especiais e mediante experiências extraordinárias. A Família de Nazaré revela exatamente o contrário dessas expectativas fantasiosas e espetaculares. No cotidiano de uma família de trabalhadores, na periferia do império romano, foi ali que o Deus humanado quis habitar (Mt 2,23). Nas orações da Missa desse dia a graça insistentemente pedida é a de imitarmos a Sagrada Família. Nem tanto uma exata imitação material (o que seria impossível pois nossas condições históricas são outras), mas principalmente assumir a Sagrada Família como referência para o nosso convívio familiar.
  • Solenidade da Santa Mãe de Deus: a “oitava de Natal” é concluída com a solenidade de Maria, Mãe de Deus. Singelamente o antigo catecismo para crianças ensinava: “chamamos Maria de Mãe de Deus porque ela é mãe de Jesus que é Deus” (Gl 4,4-7). No calvário a maternidade divina de Maria se expandiu, por puro dom de Deus, como maternidade em relação a todos: ela é a mãe da Igreja e mãe de toda a humanidade (Jo 19, 25-27). A invocação da bênção divina (Nm 6,22-27) no primeiro dia do ano civil e dia mundial da paz nos mergulha ainda mais profundamente nesse mistério do amor e da proximidade de Deus com a humanidade:“no mistério da encarnação do vosso Filho, nova luz da vossa glória brilhou para nós. E reconhecendo Jesus como Deus visível aos nossos olhos, aprendemos a amar nele a divindade que não vemos” (Prefácio do Natal I), “por ele realiza-se hoje o maravilhoso encontro que nos dá vida nova em plenitude” (Prefácio do Natal III).

Vivemos mais intensamente a beleza da liturgia do Natal quando oramos a partir dessa liturgia. A nossa oração pessoal pode se beneficiar imensamente desse tempo litúrgico. Um excelente meio para isso é a leitura atenta e orante dos textos bíblicos e litúrgicos. Experimente conversar com Deus a partir do que você celebra na Igreja. O tempo do Natal é uma oportunidade privilegiada para descobrir (ou redescobrir) a leitura orante da Bíblia e fazer da liturgia desse tempo santo uma verdadeira fonte de vida espiritual.

Sugestões para a sua oração no Natal?

  • Dica: como fazer a leitura orante da Bíblia?

Individualmente: https://blog.avemaria.com.br/blog/liturgia-pastoral/roteiro-de-como-fazer-a-leitura-orante-da-palavra-de-deus-3.

Em grupo: http://pjuberlandia.blogspot.com/2009/01/leitura-orante-da-bblia-em-grupo.html

  • Textos espirituais: um verdadeiro místico do Natal é Santo Afonso MariaLigório. Seus textos são de uma riqueza poética e espiritual incomparáveis. Os missionários redentoristas oferecem textos introdutórios para a compreensão da espiritualidade afonsiana do Natal:

Santo Afonso e o Natal:https://www.a12.com/redentoristas/noticias/santo-afonso-e-o-natal,

O Mistério do Natal em santo Afonso:https://www.a12.com/redentoristas/palavra-redentorista/o-misterio-do-natal-em-santo-afonso-de-ligorio.

Também temos disponíveis os textos de santo Afonso em formato breve:https://www.a12.com/redentoristas/novena-de-natal-de-santo-afonsoe o texto original:https://rumoasantidade.com.br/espiritualidade/novena-natal-primeiro-dia/

FONTE:
ARTIGO DE 
MONS. LUIZ ANTÔNIO REIS COSTA
Link: https://arqmariana.com.br/artigo/orar-a-partir-da-liturgia-do-natal/

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados.