Subsídio para a Ação Conjunta nos Grupos de Oração da RCC Mariana – Setembro/2019

Setembro é o mês da Bíblia, mês em que a Igreja no Brasil se dedica de maneira especial a motivar os fiéis à leitura e meditação das Escrituras Sagradas. Nós da Renovação Carismática Católica dizemos inúmeras vezes em nossas reuniões de oração que um dos frutos do Batismo no Espírito Santo é um renovado amor pela Palavra de Deus, e como isso é verdade!
É pela ação do Espírito Santo que os textos da Bíblia adquirem um sentido e um sabor tão especial em nossa vida. Sendo apóstolos da efusão do Espírito Santo, somos nós também interpelados por Deus a não deixar esse mês “passar em branco”, mas aproveitá-lo para adquirir perseverança na meditação da Palavra, uma vez que o Espírito que inspirou as Escrituras é o mesmo que nos faz retornar a elas.
De fato, cremos que o Evangelho tem o poder de apagar o nosso passado, transformar o nosso presente e projetar o nosso futuro. A Palavra de Deus carrega em si, toda a força criadora do amor de Deus Pai, capaz de transformar o coração do homem.
Colocar a Palavra em nossa vida cotidiana é trilhar um caminho de intimidade com o próprio Deus. A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida.

A LECTIO DIVINA é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia, em seu período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela buscava no Evangelho o alimento da sua alma.

A LECTIO DIVINA A “Lectio Divina” é uma expressão latina já presente e consagrada no vocabulário católico, que pode ser traduzida como “leitura divina”, “leitura espiritual”, ou ainda como ocorre hoje em nosso país e em vários escritos atuais, como “leitura orante da Bíblia”. Ela é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir deste exercício, conscientes do plano de Deus e a Sua vontade, pode-se produzir os frutos espirituais necessários para a salvação.
A Lectio Divina é deixar-se envolver pelo plano da Salvação de Deus. Os princípios da Lectio Divina foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos, especialmente as regras monásticas dos santos: Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento. O tempo diário dedicado à lectio divina sempre foi grande e no melhor momento do dia. A espiritualidade monástica sempre foi bíblica e litúrgica. A sistematização do método da lectio divina nós encontramos nos escritos de Guigo, o Cartucho, por volta do século XII.
O Concílio Vaticano II, em seu decreto Dei Verbum 25, ratificou e promoveu com todo o peso de sua autoridade, a restauração da “Lectio Divina”, que teve um período de esquecimento por vários séculos na Igreja. O Concílio exorta igualmente, com ardor e insistência, a todos os fiéis cristãos, especialmente aos religiosos, que, pela frequente leitura das divinas Escrituras, alcancem esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,8). Porquanto “ignorar as Escrituras é ignorar Cristo” (São Jerônimo, Comm. in Is., prol.).

Praticando a Lectio Divina:

1. Tome o Texto Sagrado com reverência e invoque o Espírito Santo. Pode-se escolher as leituras da Missa do dia, se quiser. Nas Livrarias católicas existem livrinhos com essas leituras. Leia o Texto, de preferência umas três vezes, devagarzinho, saboreando cada palavra. Quando se sentir atraído por determinada palavra, pare, não reflita sobre a palavra, mas mantenha uma posição de Escuta..… Atento ao que o Senhor lhe quiser falar. Não se trata aqui de refletir sobre a Palavra de Deus. Isso poderá ser feito outra hora, com o objetivo de estudá-la, etc…. Aqui você se coloca como o Discípulo atento à Palavra do Senhor. Responda então a essa Palavra com Amor, agradecimento, etc…. O Espírito Santo mesmo lhe guiará nessa oração…. Muitas vezes é aquilo que estamos precisando ouvir mesmo.

2. Por uns 30 minutos pelo menos, escute o Senhor falando com você através do texto. Responda a essa Fala com amor, no silêncio de seu coração. Quando sentir que não tem mais nada a dizer, fique uns instantes em adoração silenciosa. Termine com um Pai Nosso ou Ave Maria. Pratique uma vez por dia, se possível. Em breve você verá maravilhas em sua vida! Ao final, agradeça a Ele pelas luzes e graças recebidas.

‘A Palavra está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para que ponhas em prática’ (Dt 30,14).
OS CINCO DEGRAUS DA LECTIO DIVINA

1- LEITURA; 2- MEDITAÇÃO; 3- ORAÇÃO; 4- CONTEMPLAÇÃO; 5-COMPROMISSO.
(Sistematização realizada por volta de 1150, pelo monge Guigo; é processo dinâmico de assimilação da Palavra de Deus na vida através da leitura meditada e orante).

1 – Leitura: O que diz (fala) este texto:

Primeiro passo para conhecer e amar a Palavra de Deus;
Procurar conhecer os elementos fundamentais do texto.

2 – Meditação: o que diz (apresenta) o texto:

Procurar os valores permanentes ou mensagens do texto;
De que modo pode o texto ser aplicado aos dias de hoje?

3 – Oração: o que o texto me faz dizer a Deus:

É a resposta de adesão à Palavra.
Pode ser de louvor ou ação de graças, de súplica ou perdão…
Pela meditação e oração cria-se o espaço onde a Palavra faz o que diz, traz o que anuncia, comunica a sua força…
Reflete o itinerário espiritual do crente.

4 – Contemplação: o que diz o texto para mim?

Atualização do sentido do texto para a nossa vida;
O texto é ruminado, mastigado;
A Palavra penetra, interioriza-se, fala à nossa vida pela ação do Espírito Santo;
Descobrimos o sentido espiritual do texto: o que o Espírito quer comunicar através dele?

5 – Compromisso: que compromisso assumo para a minha vida?

É ponto de chegada e patamar para novo começo. A Lectio Divina é um processo contínuo e sempre renovado de crescimento na compreensão do sentido e da força da Palavra de Deus;
Todo o processo da Lectio Divina conduz ao serviço, é evangelização, é comunicação aos outros da experiência vivida.

“A leitura leva a comida sólida à boca, a meditação mastiga e rumina-a, a oração prova o seu gosto e a contemplação é a própria doçura que alegra e recria”. (Guigo)

DEZ PONTOS NA REALIZAÇÃO DA LECTIO DIVINA

1 – Iniciar invocando o Espírito Santo;
2 – Leitura lenta e atenta do texto;
3 – Momento de silêncio interior, lembrar o que se leu;
4 – Ver bem o sentido de cada frase;
5 – Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida;
6 – Ampliar a visão ligado o texto com outros textos da Bíblia;
7 – Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus. Segue a contemplação;
8 – Formular um compromisso de vida;
9 – Rezar um salmo apropriado;
10 – Escolher uma frase como resumo para memorizar.

Sugestões para a realização de uma oficina sobre a Lectio Divina na Reunião de Servos e/ou participantes de nossos Grupos de Oração.
Seguir os seguintes passos:
a) definir uma passagem da Sagrada Escritura para praticar a Lectio Divina. Sugerimos a passagem do Evangelho segundo São Mateus 5, 1-15.
b) Orientar os servos para meditar o texto seguindo os passos da Lectio Divina: Leitura: *Lê-se, em primeiro lugar, a sós ou em grupo, uma passagem da Escritura; *Meditação: Segue-se um tempo de meditação, que é um aprofundamento do sentido do que se leu, apelando à inteligência, à memória, à imaginação e ao desejo, eventualmente com a partilha da palavra; *Oração: Na medida em que se vai escutando o que Deus diz, o fiel responde com a oração, que pode ser de arrependimento, de ação de graças, de intercessão, de súplica ou de louvor; *Contemplação: Na medida da graça do Espírito Santo, esta oração desabrocha em saborosos momentos de contemplação, que torna mais viva e íntima a comunhão com Deus, e predispõe a alma para uma vida mais santa e mais ativa na realização do Reino de Deus.
c) Após uns 10 minutos sugeri que os participantes partilhem suas experiências durante a Lectio Divina. Deve-se partilhar também as dificuldades que estão enfrentando no exercício da Lectio Divina.
d) Motivar os servos para partilhar o seu testemunho, relacionado a algo que Deus já fez em suas vidas e que foi atribuído ao exercício da Lectio Divina.
e) Fazer uma motivação para que todos os servos continuem firmes no exercício do jejum e da Lectio Divina.
f) Preparar frases (em forma de lembrancinhas) motivacionais sobre a Lectio Divina e entregar para os servos no final da reunião.

Deus se permite conhecer por sua Palavra, disponível, não raras vezes, no canto da escrivaninha ou na estante de nossa casa. Ele mesmo já declarou que sua Palavra “não volta sem ter produzido seu efeito e cumprido sua missão” (Is 55,11). Foi essa Palavra que, uma vez anunciada por alguém, promoveu uma mudança no jeito de pensar e de agir, que tocou profundamente tal como “espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma” (Hb 4,12).
Num mundo tão carente de evangelização, que precisa desse mesmo mês para chamar a atenção para o suicídio, quantas pessoas precisam saber que as palavras ditas por Jesus são espírito e vida? É de fato uma guerra que temos de enfrentar. Como evangelizadores carismáticos que somos, temos que ir preparados.
Nesse sentido, na semana entre os dias 15 a 21 de setembro, cada encontro dos nossos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica de nossa Arquidiocese de Mariana, será direcionada com pelo seguinte tema, tão bem afirmado por São Paulo:
“Armados com a Espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus” (Ef 6,17).
A Igreja anuncia ao mundo a Esperança (Cf. 1 Pd 3, 15); o homem precisa da “grande Esperança” para poder viver o seu próprio presente – a grande esperança que é aquele Deus que possui um rosto humano e que nos “amou até ao fim” (Jo 13, 1). Por isso, na sua essência, a Igreja é missionária. Não podemos guardar para nós as palavras de vida eterna, que recebemos no encontro com Jesus Cristo: são para todos, para cada homem. Cada pessoa do nosso tempo – quer o saiba quer não – tem necessidade deste anúncio! Oxalá o Senhor suscite entre os homens, como nos tempos do profeta Amós, nova fome e nova sede das palavras do Senhor (Cf. Am 8, 11). Celebrar o mês da Bíblia não é celebrar um simples livro. É celebrar a Palavra divina lida, rezada, meditada e vivida. Que Deus nos ajude nesse firme propósito. Viva a Bíblia! Viva a Palavra de Deus!!!!

Bruno carneiro

Coordenador da Arquidiocese de Mariana

Grupo de oração São Bento/Senador Firmino

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados.