PROMOVER A UNIDADE DOS CRISTÃOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA CARISMÁTICA

Amados irmãos e irmãs, a paz de Jesus!!
Estamos ao longo dessa semana comemorando os 50 anos da Renovação Carismática Católica no Brasil. É tempo de celebrar!! Um dos motivos que temos que dar graças a Deus ao longo dessa caminhada é a possibilidade de gerar comunhão entre os irmãos de outras comunidades cristãs, fazendo com que o ecumenismo aconteça como um dos ensinamentos na Igreja Católica. Nesse artigo vamos pontuar algumas considerações importantes para nosso movimento e que nos ajudarão a promover a Unidade entre os cristãos.
A RCC por ser um movimento do Espírito Santo ela é naturalmente vocacionada ao ecumenismo. É da natureza da RCC buscar a unidade, porque é da natureza do Espírito Santo gerar unidade. Portanto, não se pode falar da Renovação Carismática que não tenha sua vertente ecumênica. Por ser expressão e força do Espírito Santo, é da raiz da RCC estar em comunhão com as outras expressões cristãs, que professam a fé em Jesus Cristo.
Cardeal Suenens, no Documento de Malines nos lembra que a “Renovação Carismática é por sua própria natureza ecumênica… A Renovação Católica se alegra por aquilo que o Espírito Santo realiza em outras Igrejas” (1 Malines 5,3).
Nos últimos anos, principalmente a partir do pontificado do Papa Francisco, tem se reforçado ainda mais a necessidade da Renovação Carismática voltar seu voltar para o ecumenismo, gerar comunhão entre os cristãos.
Em um dos seus primeiros discursos aos membros do movimento na Itália no ano de 2015, Francisco reforçou que um dos sinais fortes do Espírito na RCC é a “busca pela unidade do corpo de Cristo”. E ainda continuou: “Vós carismáticos tendes uma graça especial para rezar e trabalhar pela unidade dos cristãos, porque a corrente de graça atravessa todas as Igrejas cristãs. A unidade dos cristãos é obra do Espírito Santo e devemos rezar juntos. O ecumenismo espiritual, o ecumenismo da oração. “Mas, padre, eu posso rezar com um evangélico, com um ortodoxo, com um luterano?” — “deves, deves! Recebeste o mesmo Batismo”. Todos nós recebemos o mesmo batismo, todos nós estamos no caminho de Jesus, queremos Jesus. Todos nós fizemos estas divisões na história, por tantos motivos, mas não bons. E agora chegou o momento no qual o Espírito nos faz pensar que estas divisões não podem continuar, que estas divisões são um contratestemunho, e devemos fazer o possível para andar juntos: o ecumenismo espiritual, o ecumenismo da oração, o ecumenismo do trabalho, mas ao mesmo tempo da caridade, o ecumenismo da leitura da Bíblia juntos… Caminhar juntos rumo à unidade. “Mas, padre, para isto temos que assinar um documento?” — “Deixa-te levar pelo Espírito Santo, reza, trabalha, ama e depois o Espírito fará o resto!”.
Na Vigília de Pentecostes ecumêmica no ano de 2017, em comemoração aos 50 anos da Renovação Carismática Católica, com a presença do Papa Francisco, Frei Raniero Cantalamessa na sua pregação diz que “o fenômeno pentecostal e carismático tem uma vocação e uma responsabilidade particulares, em relação à unidade dos cristãos”. Frei Raniero completou: “A sua vocação ecumênica se mostra ainda mais evidente, se repensarmos no que aconteceu no início da Igreja. Como fez o Ressuscitado para impulsionar os apóstolos a acolher os pagãos na Igreja? Deus mandou o Espírito Santo sobre Cornélio e sua casa do mesmo modo e com as mesmas manifestações com que o tinha enviado no início sobre os apóstolos. Assim, a Pedro não restou senão tirar a conclusão: “Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” (At 11,17). No concílio de Jerusalém, Pedro repetiu este mesmo argumento: “Deus não fez nenhuma distinção entre nós e eles” (At 15,9).
Atualizando o texto de Atos dos Apóstolos, Cantalamessa declara que “agora, nós vimos repetir-se diante de nossos olhos este mesmo prodígio, desta vez, em escala mundial. Deus derramou seu Espírito sobre milhões de fiéis, pertencentes a quase todas as denominações cristãs, e, a fim de que não restassem dúvidas sobre suas intenções, derramou-O com as mesmas idênticas manifestações, inclusive a mais singular, que é o falar em línguas. Também a nós, não resta senão tirar a mesma conclusão de Pedro: “Se, portanto, Deus concedeu-lhes o mesmo dom que a nós, quem somos nós para continuar a dizer de outros cristãos: não pertencem ao corpo de Cristo, não são verdadeiros discípulos de Cristo?”.
No Estatudo do Charis(Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), artigo 1º, parágrafo 2º, ainda tratando sobre a natureza eclesial e canônica do serviço diz: Reconhecendo a Renovação Carismática Católica como parte de uma corrente ecumênica de graça, CHARIS, é um instrumento para promover e trabalhar a unidade do corpo de Cristo, como expressada na oração de Jesus Cristo (João, 17).
Depois de tantas demonstrações através das reflexões feitas acima, o que você pode fazer para promover a comunhão entre os cristãos na sua paróquia? Não deixe de atender aos apelos do Senhor! O Espírito Santo, o primeiro a promover a unidade, te inspirará a dar passos ao encontro daqueles que professam Jesus como Senhor, gerar comunhão e juntos testemunhar o nome do Senhor Jesus.
Deus os abençoe!! Viva Cristo Rei!

Marco Aurélio Silva Gomes
Grupo de Oração Geração Totus Tuus/ Paróquia Sant’Ana de Carandaí

Articulador da região Sul

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados.